Views

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Relembrando: Dawson’s Creek


    Eu sempre gostei da série, mas era só mais uma pra mim. Alguns anos depois, foi que eu percebi o quão fantástica ela era. No ano passado tive tempo de rever a 1° temporada de uma vez e pude ter mais certeza de que é um dos melhores dramas adolescentes já feitos. Os personagens são absolutamente reais e tudo o que eles passam já aconteceu com você ou com um amigo seu. E isso é o que eu mais gosto em uma série, nada é caricato, nada é inverossímil. Tá, alguns dos diálogos são um pouco além do nível de vocabulário de um jovem normal, mas na minha opinião, isso só enriquece a série. Posso dizer sem medo que Dawson’s Creek continua muito atual. Claro que tem muita coisa que os jovens fazem hoje que há alguns anos atrás eles não fariam, mas a insegurança, o sentimento de inadequação, isso não muda nunca. É uma história sobre o primeiro amor; aquele amor doloroso que você acha que vai te devorar de dentro pra fora. É sobre escolhas que mudam a sua vida, família e principallmente sobre o real significado da palavra amizade.



    A série se passa na cidade fictícia de CapesideMassachusettsDawson’s Creek foi um dos maiores sucessos de crítica e público do final da década de 90 e durou por 6 temporadas, com um total de 128 episódios. Criada por Kevin Williamson, a série é baseada na adolescência do mesmo, que era obcecado por filmes e teve um romance com a sua melhor amiga.
    A trama é focada em quatro jovens lidando com a época mais mal-compreendida da vida: a adolescência. Dawson’s Creek é um retrato fiel desse período inevitável: De dramas familiares, romances, problemas na escola, amizades, sexualidade, medos, dúvidas até ansiedades.

Personagens Principais

Dawson Leery (James Van Der Beek)

    Cada um dos protagonistas da série tinham um perfil muito particular e especial. Dawson Leery era um jovem idealista que tinha como seu principal objetivo ser um grande cineasta como Steven Spielberg, seu ídolo. Sua personalidade responsável freqüentemente era a causa de muitas agonias em sua vida e em seus relacionamentos, servindo inclusive como fonte constante de irritação para sua melhor amiga Joey. Convivia com uma vida familiar aparentemente perfeita, escondida atrás de uma grande crise matrimonial de seus pais. Era apaixonada por Jen, sua vizinha e ignorava sua melhor amiga Joey que o amava.


Joey Potter (Katie Holmes)

    Joey Potter era uma garota muito inteligente e boa, que ocultava sua carência afetiva e econômica atrás de atitudes ariscas. Desde muito pequena teve de lutar duramente com a vida, tendo que lidar com a morte de sua mãe que tinha câncer no peito, com a infidelidade de seu pai e também pelo fato dele estar na prisão por tráfico de drogas. Ela vivia com sua irmã solteira que estava grávida de seu namorado e ainda vivia um conflito interno pela sua atração que sentia pelo seu melhor amigo de infância Dawson, que só tinha olhos para Jen.


Jen Lindley (Michelle Williams)

Jen Lindley era uma jovem e com um a beleza sofisticada recém chegada de Nova Iorque e lá ela se envolveu com drogas, álcool. É mandada pelos pais para Capeside para ajudar seus avós depois da enfermidade de seu avô e rapidamente se tornou objeto de desejo de Dawson, que desconhecia quase por completo sua precocidade e promíscua estilo de vida da cidade grande.


Pacey Witter (Joshua Jackson)

O melhor amigo de Dawson, odiado por Joey, que viria a ser o personagem mais carismático e querido de toda a série. Pacey Witter, um aluno medíocre, que era obcecado pela sua professora Tamara Jacobs, com quem havia perdido a virgindade e ignorava as outras garotas da escola. Muito preocupado em ser amado ele passava a assumir riscos para poder seguir seu coração. Às vezes era deixado para trás, mas geralmente conseguia se sair dignamente bem.


    No início da 2° temporada, somos apresentados a dois novos personagens: Andie e Jack McPhee, irmãos que viriam a se tornar personagens regulares.

Jack McPhee (Kerr Smith)
Jack McPhee,era um adolescente abertamente gay e durante várias temporadas luta contra o preconceito das pessoas desde pequeno povoado. Sua homossexualidade acaba criando conflitos em sua relação com seus pais, mas encontra em Jen e sua irmã Andie a verdadeira amizade.


Andie McPhee (Meredith Monroe)

Andie McPhee era irmã de Jack, uma garota super estudiosa, o oposto de Pacey. Rapidamente os dois engataram um romance, formando o casal mais querido (na minha opinião) da série, mas sofria problemas psicológicos devido a morte de seu irmão maior Tim, que morreu em um acidente de carro.


    Dawson, Joey e Pacey vivem em um eterno triângulo amorosoJoey e Dawson namoram na segunda temporada, mas ele trai a confiança dela e acabam terminando de vez. A amizade entre Joey e Pacey, começa a se intensificar na terceira temporada e acaba evoluindo para uma grande paixão. Quando Dawson descobre o envolvimento dos dois, fica furioso com os amigos e isso destrói a amizade entre ele e Pacey por muito tempo. Apesar dos dois voltarem as boas, eles nunca foram os mesmos.


Casais

Dawson e Jen

Quando Dawson vê Jen descendo do táxi logo que ela chega em Capeside, é atração a primeira vista. Os dois começam a namorar mas terminam por causa do ex namorado de Jen que aparece para reconquistá-la. Jen arrepende-se depois mas aí já era tarde demais, pois Dawson estava com Joey. Os dois ficam algumas vezes durante a série e permanecem amigos. Eles voltam a namorar na quinta temporada, quando Dawson perde sua virgindade com ela mas o relacionamento não dura muito.


Dawson e Joey

O caso de amigos de longa data que se apaixonam. Em teoria, eles são o casal perfeito, mas na prática eles nunca funcionaram. Joey foi apaixonada por Dawson a vida inteira e quando ela anuncia que vai passar as férias em Paris no season finale da primeira temporada, Dawson a beija e Joey fica em Capeside e os dois começam a namorar, mas terminam depois de algum tempo. Os dois voltam no final da segunda temporada, mas acabam novamente. Apesar de muita gente gostar dos dois juntos, a maioria dos fãs de Dawson’s Creek que eu conheço esqueceram completamente deles assim que Pacey "apareceu".


Pacey e Andie

Incompatíveis na teoria mas perfeitos um pro outro na prática, eles se envolvem quando ela começa a ajudar Pacey com os estudos e se apaixonam completamente. É durante esse relacionamento que nós aprendemos a amar Pacey, o mais nobre dos personagens. Os dois terminam de vez na terceira temporada quando Andie conta a ele que o traiu. Pacey diz que a perdoa mas que eles não podem mais ficar juntos. Apesar de ser fã de Pacey e Joey, sempre vou achar que Andie era a garota certa pra Pacey. Os dois se completavam de uma forma incrível. Sempre achei que eles iriam ficar juntos. 


Pacey e Joey

Na primeira temporada, Pacey beija Joey e convida ela pra sair mas ela nega por que não gostava dele;  ele desiste por saber que apesar de Dawson estar com Jen, ele gosta mesmo de Joey. Quando Dawson e Joey se separam, ele pede a Pacey para que cuide da ex e isso faz com que os dois se aproximem bastante. A amizade vai tomando forma de romance durante a terceira temporada e Pacey logo percebe que está apaixonado pela garota. Eles namoram desde o final da terceira temporada e até os últimos episódios da quarta, mas acabam por que Pacey acha que Joey tinha um futuro brilhante e ele estava ficando pra trás. 



Momentos Marcantes (Spoiler)

1×07 – Detention
    Dawson, Joey, Jen, Pacey e Abby Morgan ficam juntos na escola durante um Sábado para cumprirem detenção. Eu amo esse episódio por que ele homenageia o clássico “Clube dos Cinco” e conhecemos mais de cada personagem. Durante um desafio de um jogo da verdade, Joey e Dawson se beijam pela primeira vez. É também aqui que ela quase confessa seu amor por Dawson.



2×21 – Ch… Ch… Ch… Changes
    O pai de Andie a leva para uma clínica onde ela vai ser internada para tratar dos problemas que ela vinha tendo. A despedida entre Pacey e Andie é uma das minhas cenas preferidas da série.



3×17 – Cinderella Story
    O “primeiro” beijo de Pacey e Joey. Aqui Pacey a beija já completamente apaixonado, e é quando ela começa a perceber que também gosta dele. Amo essa cena e amo a reação tardia que ela tem ao beijo.



3×20 – The Longest Day
    Um dos meus episódios preferidos da série é contado pela perspectiva de vários personagens. Joey e Pacey procuram um jeito de contar a Dawson sobre o relacionamento deles e quando eles finalmente encontram coragem, Dawson já tinha ficado sabendo e ele reage exatamente do jeito que os dois temiam. Mesmo quem não era muito fã de Dawson, deve admitir que o jeito como ele descobriu tudo não foi nada legal e que ele tem muitos motivos para ficar com raiva dos amigos. É um dos momentos mais marcantes da série.



4×14 – A Winter’s Tale
    Enquanto todos da escola viajam para esquiar, Dawson fica em Capeside para cuidar de Mr. Brooks e tem que decidir desligar ou não os aparelhos que o mantinham vivo. Longe dali, Joey e Pacey tem sua primeira noite de amor, provando de uma vez que o casal principal da série, em termos de romance, é Pacey e Joey.



4×22 – Coda
    O final da quarta temporada marca o fim de Dawson’s Creek como conhecíamos. Todos estão dando adeus a Capeside, pois vão entrar na faculdade. Dawson vai pra Califórnia. Joey, Jen, Jack e Grams vão para Boston. É um episódio lindo, nenhum drama insuperável acontecendo, todos felizes. Poderia ter sido um series finale. Mesmo que eu não seja fã de Dawson e Joey como casal, gosto da amizade dos dois e foi um momento bonito deles. Eles se despedem com um beijo na janela de Dawson, como no final da primeira temporada.



5×04 – The Long Goodbye
    É um dos episódios mais tristes da série. Aqui vemos todos lidando com a morte de Mitch Leery, pai do Dawson, que faleceu em um acidente de carro. Dawson se culpa pela morte do pai e tenta ser forte pela mãe. Ele luta pra esconder o que ele está sentindo. Joey, que já passou por tudo isso quando perdeu a mãe, tenta ficar ao lado dele mas tudo que ele mais quer é ficar sozinho. Pacey é quem faz Dawson entender que não pode se culpar por uma fatalidade, leva ele ao local do acidente e mostra que ele não tem culpa. Todos os flashbacks de Mitch nesse episódios são bem emocionantes e no final, quando Dawson finalmente chora, não tem como não desabar junto com ele.



6×15 – Castaways
    Esse é um episódio dedicado aos dãs de Pacey e Joey nos proporcionando um dos melhores episódios da série. Os diálogos entre os dois são maravilhosos. Eles discutem sobre tudo, principalmente sobre seu relacionamento. É aqui que Pacey diz que a vontade de beijar Joey é constante; é como um barulho que sempre está lá e você se acostuma com ele.O roteiro desse episódio é simplesmente fodastico. Somente Joey e Pacey pra conseguir segurar um episódio inteiro sem ajuda de nenhum outro personagem.



6×23 – 6×24 – All Good Things… Must Come to an End
    O series finale de Dawsons Creek é um dos meus finais de série preferidos. O episódio se passa cinco anos no futuro, no ano de 2008. Dawson conseguiu realizar seu sonho e transformou sua vida em uma série de tv. Jen mora em New York com Grams, gerencia uma galeria de artes e tem uma filhinha. Jack é professor em capeside. Pacey é o dono do Ice House e Joey uma editora de livros de sucesso. Eles voltam a capeside para o casamento da mãe de Dawson, Gale. Adoro a cena em que eles se encontram no Ice House e começam a lembrar do passado. Durante a recepção do casamento, Jen desmaia e no hospital, descobrimos que ela está em fase terminal. Como último desejo, ela pede a Joey que finalmente escolha entre Dawson e Pacey. Ela também pede a Jack que cuide da filha dela. Com a ajuda de Dawson, ela grava um vídeo para a menina ver no futuro. Jen morre ao lado de Grams, em uma das cenas mais emocionantes que eu já vi. Eu chorei durante o episódio inteiro. Os preparativos pra morte de Jen, todos reunidos do lado dela… é triste demais. Lindo e triste. No final, a gente vê que Joey escolheu Pacey e a série termina mostrando uma foto na mesa de Dawson em que ele está ao lado de Pacey e Joey, o triângulo que deu início a tudo.



Curiosidades
  • Apesar de Dawson Leery ser o personagem título, quem acaba por se tornar a personagem central da trama é Joey Potter e muitos fãs se referem a série como Joey’s Creek. Ela foi a única a aparecer em todos os 128 episódios.
  • Muita gente começou a ganhar notoriedade depois de aparecer em Dawson’s Creek. Jensen Ackles, o Dean de Supernatural, participou de 12 episódios, interpretanto C.J, namorado de Jen. Jennifer Morrison, que hoje faz a Dra. Cameron em House, foi uma namorada de Pacey.Chad Michael Murray, Hilarie Burton, e Lee Norris, todos de One Tree Hill, também participaram da série. Até Sue Sylvester (Jane Lynch) de Glee já passou pela série. Assim como Alie Later da série Heroes e dos da franquia de filmes Resident Evil.
  • Joshua Jackson, intérprete de Pacey, levou pra casa três Teen Choice Awards consecutivos, em 1999, 2000 e 2001.
  • O bar Hell’s Kitchen, que aparece nas últimas temporadas, era uma loja de comida natural que os produtores compraram e transformaram em bar para a série. Ao final da produção, foi vendido e transformado em bar e restaurante de verdade, mantendo muitas peças da decoração utilizada na série.
  • Dawson’s Creek foi filmada em Wilmington, na Carolina do Norte – mesmo lugar onde One Tree Hill é filmada.
  • O beijo de Jack e Ethan, na terceira temporada, foi o primeiro beijo gay exibido em uma rede de televisão nos Estados Unidos.
  • Não se sabe quem é mais velho, se é Andie ou Jack, já que os dois são colegas de sala. Especula-se que eles são gêmeos fraternos.
  • No final da série, Dawson Leery, movido pela sua paixão pelo cinema, consegue transformar a sua vida em uma série de tv – mesma coisa que aconteceu com Kevin Williamson, o criador da série.
  • Hand In My Pocket, música da canadense Alanis Morissette, foi usada como tema na abertura original da série, mas não pode ir ao ar porque não foi licenciada na época. A abertura original acabou indo ao ar anos depois como um vídeo feito por Dawson.
  • Kerr Smith e Joshua Jackson foram os únicos atores da série que dirigiram episódios durante a sexta temporada.
  • No episódio final, durante a cena em que Pacey e Joey estão em casa vendo The Creek, as lágrimas de Pacey foram reais. Foi a última cena que Joshua Jackson gravou na série e ele se emocionou.
  • É uma das três séries da WB que receberam permissão para usar a palavra “merda” em cena. As outras são Everwood e One Tree Hill.
  • A maioria das músicas que tocam no series finale são músicas que deveriam ter aparecido no piloto, mas a licença era muito cara.
  • Todos os episódios da primeira temporada começam no quarto de Dawson.


Por Onde Andam


    Katie Holmes participou de alguns filmes de sucesso, como Batman Begins e Por Um Fio, mas foi mesmo o seu casamento com Tom Cruise que fez com que ela fosse a atriz da série a obter mais destaque na mídia. Atualmente, Katie Holmes acaba de ser contratada para fazer um papel especial de uma misteriosa personagem em How I Met Your Mother.

    Joshua Jackson não teve uma carreira de sucesso no cinema, mas em 2008 conseguiu o papel principal em Fringe, série do mesmo criador de Alias e Lost. Namora a atriz Diane Kruger.

    Michelle Williams foi a única a ter conseguido destaque por sua carreira cinematográfica. É uma atriz muito elogiada pela crítica, trabalhando muitas vezes em produções independentes. Foi indicada a um Oscar pelo filme Brokeback Mountain. Tem uma filha de 4 anos com o talentoso ator Heath Ledger (R.I.P.).

    James Van Der Beek, ironicamente, é o ator que menos recebeu destaque na mídia. Fez filmes pequenos, sem muito sucesso e participações em algumas séries, como How I Met Your Mother e One Tree Hill. Atualmente está escalado para a série Apartament 23 onde interpreta a si mesmo. A série está prevista para estrear 3 de Janeiro de 2012.

3 comentários:

  1. Mto legal a materia.. :-)

    ResponderExcluir
  2. A historia entre Dawson,Pacey e Joey será sempre a melhor. Essa série marcou uma boa época da minha vida, com seus personagens intensos e cativantes...partilhamos da mesma opinião sobre eles,com exceção de Andie. Matéria boa, trouxe-me uma felicidade nostálgica.

    ResponderExcluir